Senado Aprova Projeto de Lei para Simplificar Linguagem na Administração Pública



O PL 6256/2019 tem objetivo de facilitar o acesso e a compreensão da população sobre os atos praticados pela administração pública municipal, estadual e federal. Entenda o que está acontecendo e os caminhos percorridos para implementar a Linguagem Simples no Brasil. (Por Dora Paula, em 30/10/24 -  www.boasnoticiasam.com.br)


Linguagem Simples: o que é e como usar?

 


 Por: Dora Paula

Imagine não conseguir entender um documento médico, uma conta de luz, uma decisão judicial ou até mesmo uma notícia importante... Acredite, essa é a realidade de muitos brasileiros! E a linguagem burocrática, utilizada em documentos oficiais, contribui para aumentar ainda mais essa exclusão.

A linguagem simples é mais que uma forma de escrever, trata-se um movimento social para garantir o direito de todos à informação clara e acessível. E em um país como o Brasil, onde milhões de pessoas enfrentam dificuldades de leitura e interpretação de texto, torna-se ainda mais urgente a utilização dessa ferramenta para o fortalecimento da cidadania.

A ideia de simplificar propõe a utilização de técnicas de escrita que tornam a informação mais fácil de entender e usar.


Sabemos que o texto está em linguagem simples quando o leitor:

1. Encontra rapidamente a informação que interessa;
2. Entende facilmente o que está lendo;
3. Consegue utilizar o que aprendeu.


Faz parte das técnicas de simplificação de texto:

  • Usar palavras comuns e conhecidas - sem jargões, rebuscamentos e estrangeirismos desnecessários;
     
  • Construir frases curtas e diretas - uma ideia por parágrafo, fazendo uso da ordem direta e da voz ativa (estrutura sujeito-verbo-complemento);
     
  • Organizar a informação de forma lógica e visualmente agradável - utilizando títulos, subtítulos, listas, espaçamento e outros recursos visuais que facilitam a leitura e a compreensão;
     
  • Adaptar a linguagem ao público-alvo - considerando o nível de conhecimento prévio do leitor sobre o assunto e utilizando uma linguagem que seja adequada a realidade dele.



Mas a prática não se resume a simplificar a escrita. É preciso ir além e garantir que a informação seja relevante, localizável, compreensível e útil para o leitor. No entanto, é fundamental:
 

  • Conhecer o público-alvo - quem são as pessoas que você quer alcançar com a sua mensagem? O que elas já sabem sobre o assunto? Quais são suas dúvidas e necessidades?
     
  • Definir os objetivos da comunicação - o que você quer que o leitor faça após ler o seu texto?
     
  • Organizar as informações de forma lógica e coerente - apresentando as ideias principais logo no início do texto.
     
  • Utilizar recursos visuais - como gráficos, tabelas, imagens e vídeos.
     
  • Testar a clareza e a objetividade do texto com o público-alvo -  para garantir a compreensão por parte do leitor.



A Linguagem Simples beneficia a todos, desde o cidadão comum até as instituições públicas e privadas. Quando a informação é clara e acessível, a comunicação se torna mais eficiente, os serviços públicos se tornam mais eficazes e a democracia se fortalece.


Portanto, ao adotar a Linguagem Simples em seus textos você estará contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e cidadã.

É claro que o esforço vale a pena!!!

Evento da Associação Brasileira de Comunicação Pública reflete Linguagem Simples


 E hoje pensamos a Comunicação Pública como, imagino, nunca havia sido feito aqui no Amazonas.


Parabéns a Associação Brasileira de Comunicação Pública pelo incentivo e iniciativa. Parabéns às regionais Amazonas @acyanedovalle e Roraima @adrianacruz pelo profissionalismo e afeto evidenciados nesse evento.

E, sim, “Vamos Pensar Comunicação Pública” e fazer, sempre, o melhor pela cidadania!

Foi uma honra ter participado desse momento especial para refletir ‘Como a ISO - Linguagem Simples Pode Contribuir com a Comunicação Pública no Brasil’.🌸💕

@abcpublica #comunicação #comunicaçãopública

Como a ISO - Linguagem Simples pode contribuir com a comunicação pública no Brasil


 💡Vem aí o encontro “Vamos Pensar em Comunicação Pública”, organizado pelas regionais Amazonas e Roraima da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública).


📍O evento é presencial e acontece no próximo dia 18 de outubro (sexta-feira), das 14h30 às 17h00, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

🛜 Para se inscrever acesse a bio do perfil da @abcpublica no Instagram.

✅ Confira a programação:

1️⃣ - Palestra *“Combate à desinformação nas Eleições 2024”*, com a jornalista Vanessa Vieira
2️⃣- Palestra *“Canais legislativos como espaço do cidadão”*, com a jornalista Sonia Lucia Nunes
3️⃣ - ⁠Palestra *”Como a ‘ISO - Linguagem Simples’ pode contribuir com a comunicação pública no Brasil”*, com a jornalista Dora Paula
4️⃣ - Lançamento do livro *“Comunicação Pública: estratégias na Amazônia Manauara”*, do jornalista e professor Rômulo Assunção Araújo.

Parabéns às organizadoras @acyanedovalle (AM) e @adrianacruz (RR)👏🏼👏🏼👏🏼🌸💕

#vempraabcpública

13 de outubro - Dia Mundial da Linguagem Simples


 A Linguagem Simples é:


1️⃣ Um movimento social, que visa garantir a todos os cidadãos o direito de entender os atos praticados pela administração pública.

2️⃣ Um modelo de comunicação baseado em técnicas de simplificação da mensagem, que permite ao leitor:
➡️ Encontrar rapidamente o que procura;
➡️ Compreender facilmente o que leu;
➡️ Usar a informação em próprio benefício.

🌎 Desde a década de 70 é usada em documentos oficiais nos Estados Unidos e no Reino Unido. Atualmente é utilizada por governos de mais de 50 países.

🇧🇷 No Brasil, desde 2019 tramita um Projeto de Lei para implementação do Plano Nacional de Linguagem Simples voltado à Administração Pública.

⚖️ Em dezembro de 2023 foi lançado o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, que assumiu o compromisso de “sem negligenciar a boa técnica jurídica, utilizar uma linguagem compreensível a todos os cidadão”.

A iniciativa visa:
✅ Diminuir as desigualdades sociais (por meio da informação);
✅ Aumentar o acesso da população à Justiça;
✅ Garantir o exercício da cidadania no território brasileiro.

Eu apoio essa ideia!
Eu trabalho por essa causa!

#linguagemsimples #linguagemclara #linguagemclaraeobjetiva #linguagemacessível #acessibilidade #acessibilidadeparatodos #acessibilidadejá #comunicasimples #simplesassim #plain #plainlanguage #lenguajeclaro #linguagemcidadã

Primeiro webnário sobre Linguagem Simples da Escola Superior da Magistratura do Amazonas


 

Link para assistir: https://www.youtube.com/watch?v=MGqqUP6BJ8E&t=1s


Ficha técnica:
*|ATUALIZAÇÃO PARA MAGISTRADOS| Webinário: “Linguagem Simples no Judiciário: Instrumento de Acessibilidade e Cidadania”*

*Onde:* Online, síncrono – Canal da Esmam no Youtube
Link: youtube.com/esmamam

*Quando?* no dia 25 de junho de 2024, terça-feira, às 14h30

*Público:* Magistrados e servidores do Tjam

*Instrutora:* Dora Paula - Jornalista - Há 28 anos atua na área da Comunicação Pública do Poder Judiciário.

*Mediador:* Juiz do Tjam João Gabriel Cirelli

*Inscrições*: https://esmam.tjam.jus.br/moodle_esmam/

*Arte*: Claudio Gaia

*Informações:* esmam@tjam.jus.br

Pela primeira vez Linguagem Simples é discutida em webnário da ESMAM


A linguagem simples nos ensina a colocar o outro no centro do diálogo. Então, eu sugiro: aprenda a falar difícil, mas escolha falar fácil… Assim você poderá comunicar-se com muitos - e todos compreenderão a sua mensagem!


Parabéns a @esmam.tjam pela iniciativa de levar a temática à reflexão de magistrados, servidores, acadêmicos de Direito e professores de Linguagem Jurídica.

Obrigada dr. @joao_gabriel_cirelli_medeiros por todo apoio e sensibilidade com o tema, que buscar garantir aos brasileiros o direito de entender.

Agradecimento especial a direção do Tribunal de Justiça do Amazonas @tjamazonas e a todos os meus colegas do Grupo de Trabalho pela Linguagem Simples.

Gratidão a Deus porque nada é sem Ele e ao meu marido que participou ativamente de cada etapa dessa jornada @luiz_c_r_albino (já é quase um especialista!🤭).

Grande Dia!🌸

#linguagemsimples #linguagemsimplesnojudiciario #linguagemclara #linguagemsimplesnodireito #plainlanguage #lenguajeclara #linguagemcidadã #linguagemsimplestjam

Judiciário amazonense se une pela Linguagem Simples

 


Considero que o dia 11 de abril de 2024 foi histórico para a comunicação pública do Judiciário no Amazonas.

Representantes do Tribunal de Justiça (TJAM), Tribunal Regional do Trabalho da 11a. Região (TRT/11) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM) estiveram reunidos para discutir ações relacionadas à prática da Linguagem Simples nos documentos institucionais direcionados ao público externo.

Mas você sabe o que é Linguagem Simples?

Respondo.⬇

É um movimento social que defende o direito (que todo cidadão tem) de entender os atos praticados e o teor dos documentos redigidos pelo setor público. Está presente em dezenas de países.

É também uma técnica de comunicação que coloca em primeiro lugar as necessidades do público.

O uso adequado da Linguagem Simples ajuda o leitor a:
1. Identificar facilmente o que procura;
2. Compreender sem esforço a mensagem de interesse;
3. Utilizar a informação em seu próprio benefício.

A iniciativa dá cumprimento à Recomendação n.º 144/2023, do Conselho Nacional de Justiça, e fortalece o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, lançado em 4/12/2023.

Que juntos consigamos escrever um novo e próspero capítulo dessa história: com clareza, objetividade e concisão – para que todos se beneficiem do direito de entender!

@tjamazonas
@trt11oficial
@treamazonas
@cnj_oficial

https://www.tjam.jus.br/index.php/menu/sala-de-imprensa/11106-tjam-trt-11-e-tre-am-realizam-reuniao-para-discutir-portaria-conjunta-sobre-pacto-nacional-da-linguagem-simples

1 Encontro Anual de Assessores de Comunicação dos Tribunais de Justiça

 


Fim do I Encontro de Assessores de Comunicação dos Tribunais de Justiça, em São Paulo.

Foram 9 horas de aprendizado, de troca de experiências, de boas conversas… Sai do encontro com o olhar ainda mais apurado sobre Comunicação Pública no Judiciário.

Tive a oportunidade de compartilhar com os colegas, de todo país, algumas reflexões sobre Linguagem Simples (e como foi bom receber o carinho e tantas palavras de afirmação)

A gente tem tanto a fazer… O bom é saber que estamos todos juntos e com uma vontade do tamanho do Brasil de tornar tudo melhor!

(14/11/2024)

Linguagem Simples. Apoie, você também, esse movimento!


Como é bom ver que essa causa tem apoio!!!
E o convite continua: desenrole a frase, desembrulhe o texto, descomplique a vida... "Todos têm o direito de entender!"

Linguagem Simples: o que é e como usar?

   Por: Dora Paula Imagine não conseguir entender um documento médico, uma conta de luz, uma decisão judicial ou até mesmo uma notícia impor...