Agora LINGUAGEM SIMPLES no serviço público É LEI.
Foi sancionada a Lei 15.263 que institui a Política Nacional de Linguagem Simples. A partir de agora, todos os órgãos públicos (federal, estadual, distrital e municipal) devem usar linguagem simples em suas comunicações com a população.
A lei publicada no Diário Oficial da União de hoje (17 de novembro) contém 18 técnicas para facilitar a compreensão do leitor:
* Usar frases curtas e em ordem direta e na voz ativa;
* Preferir palavras comuns e de fácil compreensão;
* Evitar palavras estrangeiras;
* Usar uma ideia por parágrafo;
* Explicar termos técnicos quando utilizados;
* Redigir nomes completos antes de siglas;
* Colocar as informações principais no início do texto;
* Não usar novas formas de flexão de gênero e de número das palavras da língua portuguesa (obedecer as regras gramaticais consolidadas);
* Evitar frases intercaladas, uso de substantivos no lugar de verbos, redundâncias e palavras desnecessárias;
* Usar linguagem acessível à pessoa com deficiência,
* Utilizar listas, tabelas e recursos gráficos.
O objetivo é aumentar a transparência e a eficiência do governo, permitindo que o cidadão comum encontre, entenda e use informações públicas com mais facilidade.
Acessibilidade - Pessoas Com Deficiência (PCD) e Indígenas
A lei visa garantir que a comunicação seja compreendida por pessoas com deficiência e que, quando possível, os textos sejam traduzidos do Português para línguas indígenas.
*Clique na frase a seguir e acesse a publicação do Diário Oficial.
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