Agora LINGUAGEM SIMPLES no serviço público É LEI.





Foi sancionada a Lei 15.263 que institui a Política Nacional de Linguagem Simples. A partir de agora, todos os órgãos públicos (federal, estadual, distrital e municipal) devem usar linguagem simples em suas comunicações com a população.


A lei publicada no Diário Oficial da União de hoje (17 de novembro) contém 18 técnicas para facilitar a compreensão do leitor:

 * Usar frases curtas e em ordem direta e na voz ativa;

 * Preferir palavras comuns e de fácil compreensão;

 * Evitar palavras estrangeiras;

 * Usar uma ideia por parágrafo;

 * Explicar termos técnicos quando utilizados;

 * Redigir nomes completos antes de siglas;

 * Colocar as informações principais no início do texto;

 * Não usar novas formas de flexão de gênero e de número das palavras da língua portuguesa (obedecer as regras gramaticais consolidadas);

 * Evitar frases intercaladas, uso de substantivos no lugar de verbos, redundâncias e palavras desnecessárias;

 * Usar linguagem acessível à pessoa com deficiência,

 * Utilizar listas, tabelas e recursos gráficos.


O objetivo é aumentar a transparência e a eficiência do governo, permitindo que o cidadão comum encontre, entenda e use informações públicas com mais facilidade.


Acessibilidade - Pessoas Com Deficiência (PCD) e Indígenas

A lei visa garantir que a comunicação seja compreendida por pessoas com deficiência e que, quando possível, os textos sejam traduzidos do Português para línguas indígenas.




*Clique na frase a seguir e acesse a publicação do Diário Oficial.

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