Dicas de escrita em linguagem simples

 



As pessoas têm pressa. Elas dão olhadas rápidas, procurando respostas para suas perguntas, por isso é importante ir direto ao ponto!

Ajude seus leitores a completar suas tarefas com estas dicas de escrita em linguagem simples:

Público

Escreva para o seu leitor. Não escreva para especialistas, advogados ou sua gerência, a menos que eles sejam o seu público-alvo.

Comprimento

Menos é mais! Seja conciso. Elimine TODAS as palavras desnecessárias. Desafie cada palavra = você precisa disso?

Tom

Use pronomes coloquiais (você, nós, nosso, nós). Escreva como se estivesse falando com um colega ou amigo. Use contrações (nós somos em vez de nós somos).

Voz

Use a voz ativa com verbos fortes. Diga “Enviamos seu formulário em 1º de maio” em vez de “Seu formulário foi enviado por nós em 1º de maio”.

Escolha de palavras

Use as mesmas palavras que seus leitores usam quando pesquisam suas informações na web. Evite siglas e jargões.

Simplificar

Use títulos de seção simples e descritivos; parágrafos curtos; e palavras comuns e familiares.

Ligações

Nunca use "clique aqui" — a linguagem do link deve descrever o que o leitor encontrará ao clicar nele. Inclua palavras-chave para ajudar os mecanismos de busca.

Organização

Coloque as informações mais importantes primeiro, seguidas dos detalhes.

Melhore as tarefas

Organize o conteúdo em torno das tarefas dos seus clientes, não da sua organização. Destaque os itens de ação (etapa 1, etapa 2, etc.).

Escaneabilidade

Divida o conteúdo em pequenos blocos. Use bastante espaço em branco para facilitar a leitura. Em geral, escreva no máximo 5 a 7 linhas por parágrafo. Use listas e marcadores, pois são fáceis de ler.

Tópicos separados

Apresente cada tópico separadamente. Mantenha as informações em cada página em três (ou menos) níveis.

Contexto

Não presuma que seus leitores já conhecem o assunto ou leram páginas relacionadas. Cada página deve ser independente. Coloque tudo em contexto.

Testar e avaliar

Teste o texto com clientes reais para ter certeza de que pessoas reais podem entender o que você escreve.

Web

Incentive todos os seus colegas (advogados, contadores, pesquisadores, etc.) a usar uma linguagem simples na web, porque todo conteúdo é de interesse público.



Com informações: https://digital.gov/resources/plain-language-web-writing-tips

Comentários

Postagens mais visitadas