Termos especializados são difíceis de serem compreendidos

 



Jargão é uma linguagem complicada usada para impressionar, em vez de informar, seu público.

Quando dizemos para não usar jargões, não estamos defendendo a omissão de termos técnicos necessários. Simplesmente, certifique-se de que sua linguagem seja a mais clara possível. 

Exemplo de texto carregado de jargões e como ele pode ser claramente reescrito
Dizer 
Em vez de

Aperte firmemente o anel de controle da válvula do brinulador.

Aplique torque suficiente ao anel de controle da válvula do brinulador para garantir que o conjunto do anel de controle esteja firmemente preso ao terminal, de modo que o afrouxamento não possa ocorrer em condições normais.


Neste caso, pode não haver outra maneira correta de se referir a um "anel de controle de válvula de brinulador". No entanto, a primeira é um uso necessário de um termo técnico. A segunda é um jargão.

Termos especiais podem ser uma abreviação útil para um público específico. Usá-los pode ser a maneira mais clara de se comunicar com esse grupo. Mesmo que seus únicos leitores sejam especialistas, concentre-se nos termos técnicos necessários para evitar mal-entendidos ou alienação.

Linguagem cotidiana

Os leitores reclamam mais de jargões do que de qualquer outro erro de escrita. Isso ocorre porque os escritores muitas vezes não percebem que termos que eles conhecem bem podem ser difíceis ou sem sentido para o seu público. 

Tente substituir jargões por linguagem cotidiana sempre que possível. Considere os seguintes pares:

Exemplos de jargões e equivalentes da linguagem cotidiana
Dizer 
Em vez de

Aves fluviais

Avifauna ribeirinha

Sem casa

Involuntariamente não domiciliado

O paciente está em um respirador.

O paciente está recebendo suporte ventilatório com pressão positiva.

Os gases de escape acabam danificando o revestimento da maioria das cerâmicas existentes.

A maioria dos revestimentos refratários até o momento apresentam falta de confiabilidade quando sujeitos ao impacto de material particulado arrastado no fluxo de propelente durante disparos de longa duração.

Quando você não tiver outra maneira de expressar uma ideia além de usar linguagem técnica, certifique-se de definir seus termos. 

Lembre-se de escrever para comunicar, não para impressionar. Se fizer isso, você naturalmente usará menos jargões. 

Defina uma palavra onde você a usa

Evite seções longas de definições no início ou no final do documento. Reescreva para tentar eliminar a necessidade da maioria das definições.

Se você precisar de uma seção de definições, coloque-as no final. Isso permite que o usuário vá direto ao texto, em vez de ter que ler material menos importante.

Não numere as definições, mas liste-as em ordem alfabética. Isso facilita para os usuários encontrarem uma definição e para você alterar sua seção de definições posteriormente.

Não defina palavras comuns

Nunca defina uma palavra para significar algo diferente do seu significado comumente aceito.

Aqui estão algumas definições desnecessárias:

  • Bicicleta significa todo dispositivo movido exclusivamente pela força humana, no qual uma pessoa ou pessoas podem andar em terra, tendo uma, duas ou mais rodas, exceto uma cadeira de rodas manual.
  • Degradar significa diminuir ou diminuir em quantidade, qualidade ou valor.
  • Idade significa o número de anos decorridos desde a data de nascimento de uma pessoa.




com informações: digital.gov EUA 

Comentários

Postagens mais visitadas