Evite palavras desnecessárias

 



A construção prolixa e densa é um dos maiores problemas da escrita governamental. Frases longas e complexas, contendo múltiplas frases e orações, podem confundir o leitor. 

Palavras desnecessárias vêm em todos os formatos e tamanhos. É difícil classificá-las em categorias distintas. Para resolver o problema:

  • Critique sua própria escrita
  • Considere se você precisa de cada palavra. Pergunte a si mesmo: "Você precisa disso?" "Isso agrega valor?"

Pronomes, voz ativa e verbos ajudam a eliminar o excesso de palavras. O mesmo acontece com a eliminação de modificadores desnecessários. Por exemplo:

  • Em “Tribunal de Justiça e Ministério Público emitiram um relatório conjunto”, você não precisa de “conjunto”.
  • Em “essa informação é realmente crítica”, você não precisa de “realmente”.

Palavras desnecessárias desperdiçam o tempo do seu público. Uma boa escrita é como uma conversa.  


Corte o excesso de modificadores

Frequentemente usamos modificadores como "absolutamente" , " na verdade" , "completamente" , "realmente" , " bastante" , " totalmente" e "muito" . Mas, se você observar com atenção, verá que eles não são necessários.

Exemplos de terminologia com muitos modificadores e alternativas recomendadas
Dizer 
Em vez de

A alegação deles era absurda.

A alegação deles era totalmente irrealista.

É difícil conciliar as diferentes opiniões expressas pela equipe de gestão.

É particularmente difícil conciliar as opiniões um tanto divergentes expressadas pela equipe de gestão.

Divulgar todos os fatos é importante para criar uma imagem precisa da posição financeira da Agência.

A divulgação total de todos os fatos é muito importante para garantir que possamos traçar um quadro total e completamente preciso da posição financeira da Agência.


Evite repetições

Escritores ingleses adoram repetir o mesmo conceito usando palavras diferentes que dizem a mesma coisa. Elimine repetições e mantenha a simplicidade.

Exemplos de dupletos e alternativas recomendadas
Dizer 
Em vez de

Devido

Vencido e pagável

Parar

Cessar e desistir

Seja conhecimento ou informação

Conhecimento e informação

Excluir as palavras em excesso pode reduzir significativamente o tamanho dos documentos. Seja diligente em desafiar cada palavra que você escreve. Você aprenderá a escrever não apenas de forma clara, mas também concisa.


A consistência conta

Você pode confundir seu público se usar termos diferentes para o mesmo conceito ou objeto. Por exemplo, se você usar o termo "idosos" para se referir a um grupo, continue a usá-lo ao longo do material. Não o substitua por outro termo, como "pessoas da melhor idade". Usar um termo diferente pode fazer com que o leitor se pergunte se você está se referindo ao mesmo grupo.

Você não precisa usar sinônimos para tornar sua escrita mais interessante. Redatores públicos não estão criando literatura, estão comunicando requisitos, guias práticos e outras informações para ajudar as pessoas em suas vidas. 

Embora usar palavras diferentes possa tornar a escrita mais interessante, também pode prejudicar a clareza.

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